Bem vindos

Bem vindos
Neste blog vou colocar os selinhos que me dão e falar de tudo um pouco

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Casa limpa e arrumada

(imagem tirada da net)

Pequenos hábitos com grandes resultados

Como provavelmente todas as pessoas, eu gosto de ver a minha casa limpa e arrumada. Gosto de entrar em casa e ver as coisas no lugar e não uma casa em desalinho. Gosto de fechar a porta da rua e sentir que entrei no meu lar, no sítio onde me sinto bem e que é o reflexo daquilo que sou. É verdade quando dizem que não há local como a nossa casa.
E claro que para me sentir bem na minha casa esta tem que estar arrumada, limpa e aconchegante. Só assim consigo desfrutar dela e relaxar. Para isso acontecer, ninguém quer ser escravo da sua própria casa e passar o pouco tempo que está em casa depois de um dia de trabalho, a limpar e a arrumar.
Para isso tenho alguns hábitos simples que me permitem ir mantendo a casa limpa e organizada para poder aproveitar a minha casa ao máximo. Claro que há sempre um dia por semana em que se faz uma limpeza mais profunda. Mas nos outros dias basta mesmo alguns gestos diários para a nossa casa parecer outra. E com a vantagem de, na altura de limpar, ser muito mais simples e pouparem tempo nessa tarefa.
Sou incapaz de sair de casa com a cama por fazer, de não arrumar a roupa que usei no dia anterior, ou de me deitar com a cozinha por arrumar. Não acumulo máquinas de roupa para lavar no fim de semana, nem cestos cheios de roupa para passar. A louça que é lavada à mão é arrumada assim que está seca e não fica dias a fio no escorredor. Antes de ir para a cama as almofadas do sofá são arrumadas e a manta que nos aquece nas noites mais frias é dobrada e arrumada no devido lugar.
Limpo diariamente a casa de banho, tal como vou passando a Swiffer pelo chão para ir apanhando o lixo/cabelos que se acumula todos os dias. O fogão é limpo sempre depois de cozinhar, a cozinha varrida e a passadeira sacudida.
Todos estes hábitos que parecem levar uma eternidade são gestos do dia a dia e permitem que a minha casa esteja sempre minimamente organizada. Não há cá surpresas de última hora com visitas que possam aparecer e a casa desarrumada ou a casa de banho suja.
Mas o melhor de tudo é, de cada vez que chego a casa, sentir que estou a entrar no local onde me sinto melhor, e isso seria impossível se a cama estivesse por fazer, a louça do jantar do dia anterior por lavar ou a sala em desalinho com almofadas espalhadas e papéis em todo o lado. Para mim, não há nada mais importante do que manter a minha casa confortável e fazer dela o local onde mais gosto de estar.
Há por aqui quem queira partilhar mais algum gesto importante para manter a casa organizada e limpa todos os dias? 

Beijinhos e boa semana!


6 comentários:

Conceição Esteves disse...

São, é assim mesmo!
Comigo é igual.
Que não me venham cá dizer que desarrumação é sinal de vida, de alegria e presença humana.
Desarrumou, tem que arrumar, e ponto final.
Gostei deste teu post.
Beijinhos e bom feriado.

✿ chica disse...

Gostei de ler e ver que basta uma certa organização em nossos dias e rotinas, as coisas não ficam tão pesadas. Também não saio de casa deixando cama por fazer, nem louça suja na pia!rs Manias! beijos,chica

♥ Wilma ♥ disse...

Oi, Conceição. São gestos simples que viram hábitos e nos permitem desfrutar de uma casa arrumada.
Em casa também costumo fazer pequenas coisas no dia a dia para não acumular tudo no fim de semana, já que trabalho fora. bjossss

Crocheteando...momentos! disse...

São...por aqui é uma casa desorganizada...pois a tralha é muita e só apouco e pouco nos vamos desfazendo da "tralha" acumulada há já anos pelos meus pais bem velhinhos!!!
Bj amigo

Teresinha disse...

Querida São,
lindo post este teu sobre a limpeza e arrumação!
Eu era assim, muito certinha, muito emilinha... com tudo sempre limpo e arrumado!... Agora o peso da idade é grande... e esses hábitos de arrumação vão diminuindo, embora os de limpeza se mantenham sempre firmes.
Sobre os Açores, que bom ires lá. Mas Santa Maria é a ilha menos bonita, sem nada de especial para ver. Em 2h dás um passeio de carro a percorrê-la toda e o tempo de sobra será para banhos de mar e de sol... se ele aparecer!!!
S. Miguel é a ilha mais bonita, é lá, nas Furnas, que se come o tal cozido nas caldeiras. Mas as outras ilhas também são lindas: o Pico e o Faial e a linda ilha da Flores...
Virás de lá encantada!!!
Vou falar contigo no facebook.
Beijinhos

Artes da Velha disse...

Olá São, também tenho algumas rotinas diárias que permitem ir mantendo a casa "apresentavel". Nem sempre está organizada como eu gostaria :) , mas acho que não dá para ficar envergonhada se aparecerem visitas de surpresa ...
Assim é mais fácil, quando não se vai deixando acumular trabalho.

beijinhos