Bem vindos

Bem vindos
Neste blog vou colocar os selinhos que me dão e falar de tudo um pouco

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Alimentos que casam bem

Olá meninas!
Publico mais umas curiosidades sobre
alimentos que é sempre bom saber!
(Informação retirada da newstetter activa)

Alimentos que casam bem


A nutrição partilha o mesmo princípio de um casamento: dois alimentos devem ser mais poderosos juntos que separados. Seja uma ‘casamenteira’ perfeita e aposte nas relações com mais futuro.

A medicina vem agora confirmar a sabedoria de muitas das uniões que já fazíamos tradicionalmente: arroz doce com canela? Bacalhau com alho? Frango com cenoura? Pato com laranja? Chá com limão? Tudo isso tem uma explicação: os cientistas descobriram que para além de alguns alimentos saberem melhor juntos, também potenciam as qualidades nutricionais de cada um. Chama-se sinergia alimentar: saiba como pô-la em prática.

Bife grelhado com rosmaninho: Diz-se que o bife grelhado é dos alimentos mais saudáveis que há, mas não é verdade: o contacto com a frigideira ou com a chapa a uma temperatura superior a 325º provoca a formação de agentes cancerígenos – a parte queimada da carne – muito prejudiciais. Se o seu lado carnívoro tem dificuldade em prescindir do bife, deixe a carne marinar com rosmaninho antes de grelhar. Não só o sabor fica melhor como os antioxidantes do rosmaninho ajudam a minimizar os efeitos nocivos da carne esturrada.


Bacalhau com alho: Tanto o peixe como o alho são ambos alimentos anti-inflamatórios, mas juntos potenciam-se para baixar o nível do colesterol LDL (mau) mais do que se forem consumidos cada um para seu lado.

Curcuma com pimenta: A curcuma, também chamada açafrão-da-índia, utilizada na Ásia na alimentação diária, contém ingredientes poderosos para muitos males, até capacidades anticancerígenas, e se combinada com pimenta preta o corpo absorve mil vezes mais curcumina! Como faz parte dos ingredientes que compõem o caril, deixe de dizer que prefere pouco picante...

Arroz doce com canela: Segundo jura o Dr. Oz, a canela é um dos ingredientes mais anti-idade que existem: além de melhorar o sabor do arroz doce, ainda tem um potente efeito antiglucose, ou seja, ajuda a baixar o índice glicémico dos alimentos, ou seja, ajuda a diminuir o nível de açúcar no sangue. Como o arroz possui alto índice glicémico, a canela vai ao mesmo tempo potenciar o seu sabor e diminuir os seus efeitos. Tem também um efeito desintoxicante e estimulante. E ainda parece ter um efeito parecido com a insulina, ajudando a criar a sensação de saciedade.


Salmão com agrião: Rimam nas letras e também nos componentes: o agrião contém um composto que combate a inflamação, o salmão é rico em ácidos ómega 3, que tem o mesmo efeito. Juntos, combatem o risco de leucemia e cancro dos rins.

Chá verde com limão: A vitamina C do limão ajuda a potenciar as catequinas (antioxidantes) do chá, dando-lhe um poder anti-inflamatório que sozinho não teria. Também pode juntar uma rodela de limão ao chá preto, como é tradicional, mas o chá verde é mais rico em catequinas.

Papa de aveia com sumo de laranja: Se integram o seu pequeno almoço, parabéns: escolheu uma das refeições mais saudáveis. Tanto a aveia como a vitamina C têm capacidades anticolesterol. Quando tomadas em conjunto, tornam-se quatro vezes mais poderosas!


Frango com cenouras: Outro almoço típico (que saudades da jardineira da avó!) é uma fantástica união nutricional, pelo seguinte: o frango contém zinco, de que o corpo precisa para metabolizar eficientemente o betacaroteno das cenouras em vitamina A, nutriente que vai tornar a sua pele luminosa, os olhos saudáveis e o sistema imunitário eficiente.

Brócolos com ovos: Já nem é preciso o bacalhau com batatas: só metade da ceia de Natal já é suficiente para uma refeição potente. Os brócolos são uma das fontes de cálcio mais bem absorvidas e os ovos contêm vitamina D, que ajuda a promover a absorção do cálcio para a boa saúde dos ossos.

Banana com iogurte: Um lanche tradicional para as crianças, que os adultos fariam bem em imitar: a banana contém inulina, que potencia a ação das bactérias do iogurte. Estas ajudam a regular a digestão e a aumentar a imunidade do organismo.

Tomate com azeite: O tomate é muito rico em licopeno, um pigmento vermelho e antioxidante que é bastante ativo na prevenção do cancro e de doenças cardiovasculares. Pormenor: o licopeno é solúvel em gordura, o que quer dizer que fica muito mais ativo quando combinado com um tipo de gordura monoinsaturada, como azeite. Salada de tomate com azeite já é bom, mas a combinação torna-se ainda mais saudável se o tomate for cozinhado: faça um molho de tomate com azeite e alho e junte-o a uma massa integral e cogumelos, por exemplo.

Espero que vos seja útil! Beijinhos

5 comentários:

Conceição Esteves disse...

Alguns eu já sabia, mas convém lembrar!
Fizeste muito bem em partilhar.
Beijinhos

ZULMIRA ROMARIZ disse...

São, que conselhos úteis para pôr
em prática, é bom termos cuidado
com a nossa alimentação.
BOM FIM DE SEMANA e BEIJO AMIGA

Anónimo disse...

Muito boas as sias dicas! Adorei a do bacalhau com alho!
São, estou em falta com vc tbm! Por causa do meu bebê que já esta com 6 meses, estou sem tempo para vvisitar sempre os blogs...
Valeu pela sua visita e carinho, obrigada.
Beijos e abraços
Andreza

Maria de Fátima disse...

Adorei as dicas! Preciso colocar algumas em prática. Obrigada por compartilhar.
Bjs

Os olhares da Gracinha! disse...

Olá São...
Obrigada pela visita!
Também estive em Angola...mais propriamente em Silva Porto (kuito)!
Também tenho dois filhotes,,,um casal com 30 e 31 anos.
Estes conselhos dão sempre jeito!
Passarei por aqui...sempre que puder!
Também tenho um blog de pensamentos:
Crocheteando...pensamentos!
Apareça...e vamos partilhando momentos!