Bem vindos

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Neste blog vou colocar os selinhos que me dão e falar de tudo um pouco

terça-feira, 11 de junho de 2013

Olá queridas amigas e seguidoras!
Mais uma vez não resisti e vim publicar
um artigo da revista newsleter activa

10 conselhos para melhorar a sua vida

Não é um manual de auto-ajuda: são dez dicas muito fáceis de pôr em prática que lhe permitem diminuir o stresse, ganhar tempo para si e desfrutar do simples facto de estar viva.

1. ACORDE MAIS CEDO


Sabemos que a simples ideia dói, principalmente se é mais mocho do que cotovia. Mas antes de virar esta página, experimente fazer as contas: caso acordasse uma hora mais cedo, como é que a gastava? Podia usá-la para fazer ioga ou tai-chi, tomar o pequeno-almoço enquanto lê o jornal, preparar o almoço em casa ou despachar umas tarefas domésticas que deixa para o fim do dia, quando já está completamente estourada! Por isso, não desista antes de tentar: o segredo é avançar devagarinho. De início, acorde dez minutos mais cedo, depois quinze e assim sucessivamente. Outro aspecto essencial: mantenha o despertador fora do seu alcance, para evitar dar-lhe dar um murro e virar-se para o outro lado, continuando a dormir.
Se lhe custa saltar da cama num ápice, experimente, ainda deitada, fazer uns exercícios de alongamento: estique as pernas, leve-as até ao peito, depois, solte os braços por cima da cabeça e espreguice-se, enquanto mentalmente começa a 'construir' o seu dia. Para a ajudar, nada como a luz natural: é proíbido cerrar os estores e as cortinas como se estivesse num bunker.

2.TRABALHO É APENAS TRABALHO

Não o leve para casa
E isso tem duas interpretações: a literal, ou seja, não deve levar mesmo qualquer trabalho para fazer em casa, e a metafórica, ou seja, está proibida de levar problemas de trabalho para casa. Está irritada quando sai da empresa ao final do dia? Escolha o caminho mais longo, oiça música enquanto conduz, estabeleça mentalmente o seu plano de acção para o dia seguinte e, de seguida, desligue o botão, começando a concentrar-se no que vai fazer quando chegar a casa. Se, mesmo assim, precisa de falar no assunto, combine com o seu companheiro que têm quinze minutos por dia para 'despejarem o saco' e acabou! Há coisas bem mais relaxantes para fazer do que jantar com o seu chefe!

3.AUMENTE O SEU NÍVEL DE ENERGIA... mexendo-se mais

Deita-se cansada, acorda cansada e passa o dia cansada? Para aumentar o seu nível de energia são essenciais três passos: dormir pelo menos sete horas por dia (o que implica não ficar a dormitar no sofá e estabelecer um horário de sono), seguir uma alimentação equilibrada (evite a fast-food!) e praticar exercício.

Este é o busílis da questão: geralmente, a desculpa para não fazermos exercício é o facto de andarmos cansadas. Ora, é exactamente o contrário: andamos cansadas porque não nos mexemos. Este dado foi comprovado por um estudo da Universidade de Georgia, nos Estados Unidos, segundo o qual o exercício físico regular aumenta os níveis de energia e reduz a fadiga, enquanto a sua ausência nos torna letárgicos. E basta uma caminhada de dez minutos diários para começar a sentir a diferença.

4.TIRE O MÁXIMO PROVEITO DA HORA DE ALMOÇO ... pensando em si

Temos tendência para não a apreciar, mas na verdade esta hora deve ser encarada como uma oportunidade de fazermos actividades que nos dão bem-estar. Não tem tempo para estar com aquela velha amiga? Marquem um almoço. Anda desejosa de comprar um casaco novo? Aproveite e dê um salto ao centro comercial mais próximo. Está um dia lindo? Vá até ao parque e usufrua do sol, levando um livro na male. Se puder, adiante ou atrase a hora seu almoço para evitar a altura de maior confusão. E nada de levar o PC ou de comer à secretária.

5.USE O DINHEIRO PARA COMPRAR FELICIDADE

Sem problemas de consciência
Pensa que o seu dinheiro está a ser mal empregue quando tem a tentação de comprar o DVD com a terceira temporada do House, o álbum novo da PJ Harvey ou uma mala de marca? Acredita que é um desperdício usá-lo para surprender o seu companheiro com um jantar num restaurante romântico? Anda há séculos a adiar a viagem ao México com medo que o dinheiro lhe faça falta porque 'pode acontecer alguma coisa...'. E assim faz as suas escolhas: apenas com base no dever, nunca no prazer. Acha que isso é qualidade de vida? É verdade que temos contas para pagar, mas se limitarmos o nosso quotidiano às obrigações, estamos a tirar a cereja de cima do bolo. De vez em quando, perca a cabeça! Ou nunca ouviu dizer que a vida é para se viver?

6.DESTINGA O ACESSÓRIO DO ESSENCIAL e some minutos

Tem uma série infindável de assuntos a tratar todas as manhãs: ir ao banco, aos correios, ao supermercado, comprar a prenda para o aniversário do seu filho... Simplifique. Para começar, a Internet está aí para ajudá-la: desde aceder ao seu banco, até fazer todo o tipo de compras online, é tempo e trabalho que poupa e mais tempo livre que fica. Além disso, já ouviu falar de divisão de tarefas? Se a sua agenda está demasiado sobrecarregada, passe algumas das responsabililidades para o seu marido.

7.NÃO DIGA SIM A TUDO


Aprenda a ser 'egoísta'

Por que é que a palavra 'não' é tão difícil de dizer? Os especialistas afirmam que isso se relaciona com uma baixa auto-estima: mais ou menos conscientemente, acreditamos que, caso neguemos um compromisso ou um pedido, estamos a afastar terceiros ou a desiludi-los, sentindo-nos culpadas, envergonhadas ou egoístas. Dizemos 'sim' pois acreditamos que só assim estamos à altura das expectativas dos outros, mesmo que isso prejudique seriamente a nossa vida. O que acontece é que há sempre uma parte de nós que se acha usada e acumula raiva e frustração. Dizer 'não' não tem de ser desagradável e é a única maneira de não sermos submersos por compromissos: diga 'desculpa, mas hoje não posso' ou 'não é possível ajudar-te, terá de ficar para uma próxima oportunidade', sempre com um sorriso e resistindo a dar justificações.


8.A VIDA NÃO É UMA NOVELA

Mantenha a calma
Vemos demasiada televisão e às vezes esquecemo-nos que a vida real é um bocadinho diferente. Não dramatize as situações, não tire conclusões apressadas nem sofra antes de tempo. Uma crítica no trabalho não significa que vai ser despedida, uma discussão com o seu namorado não implica o final da relação, uma batidela com o carro não é sinal de bancarrota. Se a cada um destes acontecimentos responder com uma hecatombe emocional, está apenas a sofrer em vão, a submeter o seu coração a um desgaste desnecessário e a criar mais rugas na pele.

9.CHEGA DE REGRAS


Liberte-se de medos
Já chegam aquelas com que somos obrigadas a lidar, como o excesso de velocidade, a proibição de fumar ou as multas no clube de vídeo. Para quê andar sempre a repetir frases como 'não posso', 'não devo', 'é certo', 'é errado'. Quando disser alguma coisa como 'não devo combinar o irmão da minha melhor amiga para sair', pare! Questione-se de onde é que saiu este 'não devo'. Prejudica alguém ou a si mesma? Na maior parte do tempo tratam-se de respostas mecânicas que nos tolhem os movimentos e a capacidade de acção, aprendidas quando éramos pequenas ou motivadas pelo medo.

10.PASSE MAIS TEMPO NA NET

e diminua o stresse
Apenas 49% das mulheres das mulheres europeias gastam mais de uma hora por dia a fazer o que gostam, incluindo no fim-de-semana: este é um dos resultados do estudo 'Quality Me Time'', comissariado pela HP, que quis averiguar, por essa Europa fora, o que é que nós fazíamos com o nosso tempo. Os resultados não são animadores: apenas gastamos sete horas por semana a fazer actividades que nos dão prazer e apenas 11% de nós afirma ter uma vida equilibrada. O resultado é o aumento do cansaço, depressão e irritabilidade. Termos tempos para nós é a chave de uma vida saudável e, para isso, contribui em muito 'navergarmos' pela Internet. O estudo revelou que não apenas reduz o stresse ao diminuir o nosso ritmo cardíaco, como ajudar a ginasticar o cérebro, diminuindo o tempo de reacção a problemas de lógica. E isto implica apenas dez minutos por dia a ver o nosso mail pessoal, a visitar as páginas e os blogs de amigos e a fazer download de imagens e vídeos de familiares e amigos.

Espero que estes conselhos vos sejam úteis!
Beijinhos e boa semana!

9 comentários:

Isa M. disse...

Ora nem mais!!
Fazer pela vida, se queremos ser felizes!!

Beijinhos

Fátima disse...

Adorei as dicas! Preciso aprender algumas coisinhas com elas rsrs...
Bj

Aldora disse...

Vamos pôr em prática e seremos mais felizes.
Obrigada pelo carinho nunca mais consigo ir para baixo, a saúde não me tem deixado ir para aí, agora é a Tiroide ás voltas com exames melhorei do braço, arranjei outra coisa para me prender aqui entre exames e idas ao médico tenho permanecido aqui começo a ter saudades de sol Algarvio.
Beijinhos boa semana
Aldora

O meu pensamento viaja disse...

Muito bem! para quê complicar?

Usei esmalte branco, o mesmo que usei nos móveis.
beijinho

♥ Wilma ♥ disse...

Adorei as dicas, muitas já pratico...rsrs mas é bom saber que estamos no caminho certo! bjossss

O meu pensamento viaja disse...

Obrigada, São!
beijo

Quiosque de Ideias disse...

Olá São

passei para deixar um beijinho e desejar bom fim de semana

Não li as dicas (confesso) mas vou voltar com calma para o fazer
bjs
Paula

Fátima disse...

Oi São! Obrigada pelo carinho no meu cantinho. Seja sempre muito bem vinda por lá.
Bj e ótimo final de semana.

O meu pensamento viaja disse...

Bom fim de semana, São.
Beijinhos